Imagem de Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
CertiSaúde 2015: Workshop de Certificado Digital na Saúde
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - quarta, 11 fevereiro 2015, 12:01
 
Para um prontuário do paciente ser 100% eletrônico, ou seja, paperless (prontuário sem papel), a legislação brasileira estabelece como obrigatório o uso da certificação digital. Para isso, é fundamental o conhecimento da tecnologia envolvida e a sua aplicação prática.

O CertiSaúde pretende debater várias questões relacionadas à certificação digital na Saúde: leis, normas, processos e tecnologias; com a apresentação de diferentes experiências de instituições de saúde (hospital, operadora, privado e público) e empresas de tecnologia.

Quem deve utilizar o certificado digital? Todos os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, etc? Qual a melhor tecnologia? HSM, smartcard ou token? Quais documentos podem ser assinados e quais continuarão em papel?

A programação do evento está dividida nas seguintes sessões:

• Panorama da Certificação Digital na Saúde
• A experiência prática de instituições de saúde
• Tecnologias e soluções
• Digitalização do prontuário em papel
• Certificação digital e a prática médica

Coordenação Científica:

Dr. Claudio Giulliano Alves da Costa, MD, MSc, CPHIMS
Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp e certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS. Já atuou em hospitais, planos de saúde, empresas de TI e setor público. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente e atual Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS - Consultoria e Treinamento em e-Saúde.

Data: 12 de Março de 2015

Local: Auditório do Hospital Samaritano de São Paulo
Av. Conselheiro Brotero, 1486 – Consolação
São Paulo-SP

Inscrições online: www.folkstic.com/eventos

Público-alvo: Profissionais de TI, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde; bem como, coordenadores, gerentes e diretores de TI de instituições de saúde. Além disso, o curso é voltado aos profissionais que são responsáveis por revisar, organizar e armazenar o prontuário em papel (SAME). O workshop também é dedicado para qualquer profissional que busque maior compreensão e entendimento sobre certificação digital na Saúde, digitalização de prontuários e prontuário 100% eletrônico (paperless).

Valor da Inscrição: R$ 850,00

Para inscrições, acesse: www.folkstic.com/eventos.

Contato: folks@folkstic.com
Fone: (11) 2505-9271

Realização: e-Folks Apoio: E-Val

Programação Completa do CertiSaúde

12 de Março de 2015

8:30 às 9h Novas Inscrições e Entrega de Credenciais
9h às 10h Panorama da Certificação Digital na Saúde
Leis, normas, processos e tecnologias da certificação digital serão abordadas neste painel, que contará com a presença de grandes especialistas no assunto, oferecendo uma visão combinada entre saúde e TI, de forma a apresentar um panorama amplo e muito atual da certificação digital no Brasil.
Palestrantes:
Claudio Giulliano Alves da Costa, FOLKS
Luis Gustavo Kiatake, E-VAL

10h às 10:30 Coffee Break

10:30 às 12:30 Experiências práticas na utilização da Certificação Digital
Instituições de saúde em todo o Brasil já utilizam certificação digital no seu dia a dia, por médicos, enfermeiros e demais profissionais, assinando milhares de documentos nos prontuários eletrônicos. Este painel irá apresentar experiências reais e práticas de diferentes tipos de instituições (público, privado, hospital, operadora, etc.), que adotaram tecnologias diferentes (HSM, smartcard ou token) com diferentes sistemas, sejam mercado ou desenvolvidos internamente.
Palestrantes:
Adriano Carlos Gliorsi, Grupo Santa Helena do ABC
Lilian Correia, Hospital Samaritano de São Paulo
Kaio Jia Bin, ICESP
Paulo César Barbosa Fernandes, Prefeitura de Vitória
João Aurélio Blanco Fernandez, AMIL

12:30 às 14h Intervalo para almoço

14h às 15h Tecnologias e Soluções
Há uma grande diversidade de empresas, sistemas e soluções no mercado brasileiro. Fornecedoras de prontuários eletrônicos certificados, softwares de assinatura digital, autoridades certificadoras (AC) e autoridades registradoras (AR). Uma amostra de soluções do mercado nacional serão apresentadas durante este painel.

15h às 16h Digitalização do Prontuário em Papel
Ainda há um volume gigantesco de prontuários em papel em todo o Brasil, mesmo naquelas instituições que já adotaram o prontuário eletrônico. O que fazer com isso? A legislação obriga a guarda por 20 anos. É possível descartar o prontuário em papel após a sua digitalização? Qual é a legislação que dá cobertura para isso? Este painel irá oferecer uma visão das normas e leis sobre o assunto, além de apresentar a experiência de uma instituição de saúde.
Palestrantes:
Sandra Paula Tomazi, PPP Advogados
Case Hospital Privado, São Paulo

16h às 16:30 Coffee break

16:30 às 18h Certificação Digital e a prática médica
A utilização do certificação digital pelo médico fora do ambiente hospital é ainda pouco explorado. No consultório, sem dúvida, o médico deve utilizar o certificado digital para a assinatura do prontuário. Além disso, há outras utilizações possíveis, tais como a prescrição eletrônica em sites e atestados digitais. Este painel pretende apresentar experiências e projetos fora do ambiente hospitalar, bem como oferecer uma visão mais técnica dos sistemas para consultório médico.
Palestrantes:
Antônio Carlos Endrigo, Euprescrevo
Marcos Pimenta, Atestado Digital, APM
Marcelo Silva, SBIS
18h Encerramento.

Inscrições online: www.folkstic.com/eventos