Imagem de Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
VIII Curso On-Line de Capacitação Profissional em openEHR
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - domingo, 22 outubro 2017, 13:20
 

HL7 Educação

VIII CURSO ON-LINE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL em openEHR

O curso compõe-se de seis módulos teórico-práticos, voltado para a discussão dos aspectos operacionais do uso, da implantação e do desenvolvimento do OpenEHR e tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais do modelo openEHR (open Electronic Health Record) de arquitetura e conteúdo de registros eletrônicos de saúde, e seus componentes, e dar noções de como pode ser utilizado para implementar sistemas de registro eletrônico de saúde, tais como prontuários eletrônicos do paciente.

O openEHR é um conjunto internacional de padrões abertos para a arquitetura, representação de informações, modelagem clínica e interoperabilidade semântica de prontuários eletrônicos e outros sistemas de registro eletrônico de saúde (S-RES). Ele está sendo super-importante para o Brasil, pois foi adotado oficialmente pelo Ministério da Saúde como parte do Projeto Estratégico de e-Saúde. (Portaria No. 2073/2011). No momento, encontra-se em desenvolvimento para futura divulgação, publicação e uso por todos os S-RES em operação no Brasil.

Saiba mais: Palestra: O que é o openEHR e porque é importante conhecê-lo.

OBJETIVOS:

O objetivo deste curso é apresentar os conceitos de interoperabilidade em sistemas de informações eletrônicas no campo da saúde. Entre os tópicos do curso se incluem:

  • Conceitos chave em padrões de interoperabilidade em sistemas de informação em saúde, especialmente quanto a registros eletrônicos baseado nos arquétipos openEHR.
  • Como criar sistemas integrados e interoperáveis de informações em saúde, que sejam compatíveis com os padrão de arquétipos do opeEHR.
  • Utilizar as princiapais ferramentas de modelagem e o repositório de conhecimento clinico

PÚBLICO ALVO:

Profissionais e estudantes da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) e de informática, participantes de projetos de informatização em saúde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde alinhados com a evolução clínica e de acordo com as determinações para o uso de padrões pelo Ministério da Saúde do Brasil.

COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA:

  • Dr. Marivan Abrahão Santiago
  • Dr. Renato M.E. Sabbatini
  • Dra. Jussara Rötzsch

DATA E DURAÇÃO:

  • A carga horária é de 16 horas, a serem completadas em 6 semanas. As aulas são gravadas, e podem ser assistidas sob demanda (quando o aluno quiser ou puder)
  • Início: 23 de outubro de 2017
  • Término: 8 de Dezembro de 2017

CERTIFICAÇÃO:

Os participantes aprovados receberão um certificado de conclusão do Instituto HL7 Brasil.

INVESTIMENTO:

  • Estudantes / Sócios HL7 – R$ 400,00
  • Não Sócios – R$ 600,00

INSCRIÇÕES:

http://www.hl7.com.br/events/viii-edicao-curso-de-capacitacao-em-openehr/

APOIO:

Instituto Edumed openEHR Brasil Core Consulting

AvestaSBIS