Saltar Menu PrincipalSaltar Comunidades On-Line

Comunidades On-Line

Google GroupsFacebook
LinkedInTwitter
SlideshareYouTube
Saltar Parcerias

Parcerias

SBISHL7
Saltar Apoio técnico

Apoio técnico

Instituto Edumed

Bem vindo ao site educacional do Instituto HL7 Brasil!

HL7 √© o "Health Level Seven" , um conjunto de padr√Ķes e pr√°ticas para a interoperacionalidade em inform√°tica em sa√ļde que se refere ao mais alto n√≠vel do modelo de comunica√ß√£o do International Standards Organization (ISO) para o Open Systems Interconnection (OSI).O Instituto HL7 Brasil √© o representante oficial da HL7 International, uma funda√ß√£o dedicada ao desenvolvimento deste padr√£o, e tem por objetivo impulsionar o seu aprendizado e uso no Brasil.

Criado e coordenado pela Diretoria de Educação e Capacitação Profissional do Instituto HL7 Brasil.
Co-Chairman: Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, CPHIMS

Categorias de Cursos


Novidades

Imagem de Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
XI Curso de Ver√£o de Capacita√ß√£o em Inform√°tica em Sa√ļde - Campinas, 22-29 Jan
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - terÁa, 28 marÁo 2017, 10:51
 
Curso de Ver√£o

XI Curso de Ver√£o de Capacita√ß√£o Docente e Profissional em Inform√°tica em Sa√ļde


Curso Intensivo de Férias de Aprimoramento Universitário, Modalidade Semipresencial


Parte presencial: 22 a 29 de janeiro de 2017, em tempo integral em Campinas, SP, Brasil
Carga hor√°ria: 62 horas presencial, 70 horas a dist√Ęncia, total 132 h

Coordenação Científica e Docente Geral:
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, CPHIMS
Inscreva-se antes do dia 4 de janeiro e ganhe um desconto de 900 reais.
Vagas muito limitadas para um grupo exclusivo!


INFORMA√á√ēES E INSCRI√á√ēES:
http://www.edumed.org.br/cursos/CursoVerao2017.html

Curso te√≥rico-pr√°tico de alta excel√™ncia, voltado a institui√ß√Ķes e empresas que desejam especialmente capacitar seu corpo t√©cnico, docentes, instrutores, etc. na introdu√ß√£o de cursos e treinamentos voltados para a √°rea de TICs em Sa√ļde, bem como na funda√ß√£o de grupos de P&D na √°rea.Tamb√©m √© uma s√≥lida introdu√ß√£o para quem deseja passar a trabalhar nessa √°rea, como desenvolvedor, consultor ou pesquisador.

O curso tem uma programa√ß√£o equivalente √† uma mini-especializa√ß√£o, mas √© dada intensivamente em apenas 14 semanas, sendo uma semana presencial de forma intensiva e integral, e o restante √† dist√Ęncia, atrav√©s da Web. √Č ideal para quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma forma√ß√£o b√°sica e muito abrangente na √°rea. O certificado emitido √© de um curso de extens√£o universit√°ria,modalidade aprimoramento, pelo Instituto Edumed para Educa√ß√£o em Medicina e Sa√ļde, uma institui√ß√£o de pesquisa, desenvolvimento e educa√ß√£o fundada em 2000.

PROGRAMA:
No total, o curso cont√©m 13 m√≥dulos, 70 aulas, 30 demonstra√ß√Ķes pr√°ticas, mais de 60 v√≠deos, 50 tarefas e exercicios pr√°ticos, quase 3.000 slides, e mais de 400 quest√Ķes de m√ļltipla escolha, sendo portanto o curso mais abrangente existente no Brasil hoje, em sua categoria.
  • Introdu√ß√£o √† Inform√°tica em Sa√ļde
  • Prontu√°rio Eletr√īnico do Paciente
  • Padr√Ķes em Inform√°tica em Sa√ļde
  • Processamento de Sinais e Imagens M√©dicas
  • Telemedicina e Telessa√ļde
  • Introdu√ß√£o √†s Aplica√ß√Ķes M√≥veis em Sa√ļde
  • Realidade Virtual e Telepresen√ßa na Medicina
  • Rob√≥tica M√©dica e Telecirurgia,
  • Sistemas de Apoio √† Decis√£o em Medicina e Sa√ļde
  • Tecnologias e Aplica√ß√Ķes da Internet na Sa√ļde
  • Aplica√ß√Ķes e tecnologias da TV Digital Interativa em Sa√ļde
  • Aplica√ß√Ķes da Inform√°tica na Pesquisa em Sa√ļde
  • Big Data e Data Analytics em Sa√ļde
  • Pesquisa e Acesso √† Informa√ß√£o
  • Aplica√ß√Ķes da Inform√°tica no Ensino e Aprendizado em Sa√ļde
  • Desenvolvimento e Ensino da Inform√°tica em Sa√ļde
  • Informatiza√ß√£o de Organiza√ß√Ķes de Aten√ß√£o √† Sa√ļde
  • Inform√°tica na Sa√ļde P√ļblica e e-Sa√ļde
  • Epidemiologia, VIgil√Ęncia e Sistemas Georeferenciados
  • Introdu√ß√£o √† e-Sa√ļde
Este curso j√° foi dado sob a coordena√ß√£o do Prof. Sabbatini por 13 vezes entre 1989 e 2016, no Brasil e na Argentina, tendo j√° formado cerca de 250 docentes e profissionais e levado √† cria√ß√£o de cerca de 20 n√ļcleos e grupos de inform√°tica biom√©dica nesses paises, sendo que grandes nomes da inform√°tica em sa√ļde nacional tiveram a sua introdu√ß√£o ao tema e in√≠cio de carreira neste curso.

PROMOÇÃO ESPECIAL DE INVESTIMENTO
para quem se inscrever até 4 de janeiro de 2017!
Verifique as informa√ß√Ķes detalhadas sobre o curso, e formul√°rio de inscri√ß√£o pela Web em:
http://www.edumed.org.br/cursos/CursoVerao2017.html
Imagem de Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
CBIS 2016 Tutorial: Introdu√ß√£o ao Big Data e Suas Aplica√ß√Ķes em Sa√ļde (Prof.Renato Sabbatini)
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - segunda, 7 novembro 2016, 19:59
 
Introdu√ß√£o ao Big Data e Suas Aplica√ß√Ķes em Sa√ļde

CBIS 2016

Dia 27/11/2016 - 14:00 √°s 17:00
Centro de Conven√ß√Ķes Goi√Ęnia - XV CBIS2016

Objetivo:

Proporcionar uma introdu√ß√£o compacta e intensiva ao novo campo de an√°lise de grandes volumes de dados na √°rea de biologia, medicina e sa√ļde, e quais s√£o as principais abordagens e solu√ß√Ķes t√©cnicas e cient√≠ficas para a descoberta e aplica√ß√£o de novos conhecimentos na √°rea.

Ementa:

1. A explora√ß√£o de grandes volumes de dados em sistemas de sa√ļde. Impactos das tecnologias digitais. Objetivos finais: descoberta e aplica√ß√£o de novos conhecimentos. O que s√£o: Dados, informa√ß√£o, conhecimento, sabedoria. Constru√ß√£o de modelos. As opera√ß√Ķes cognitivas: indu√ß√£o, dedu√ß√£o e abdu√ß√£o. Tipos de dados biol√≥gicos e de sa√ļde: qualitativos e quantitativos. Dados georeferenciados. As fontes de dados, e sua dimensionalidade, exemplos. Formas de representa√ß√£o do conhecimento. Exemplo: IBM Watson. Modelos l√≥gicos: Regras, redes sem√Ęnticas. Modelos quantitativos: determin√≠sticos e probabil√≠sticos. Modelos conexionistas: redes neurais artificiais, modelos gen√©ticos. An√°lise e reconhecimento de padr√Ķes. Intelig√™ncia artificial, singularidade.

2. Tipos de abordagens e principais tecnologias: defini√ß√£o e diferen√ßas entre Business Intelligence (BI), Big Data (BD), Data Analytics (DA), Data Integration (DI), Data Warehousing (DW), Data Mining (DM), Machine Learning (ML), Cognitive Computing (CC), Deep Learning (DL), Machine Intelligence (MI): suas aplica√ß√Ķes e utilidades modernas. Impactos cient√≠ficos, assistenciais, operacionais, administrativos, financeiros e sist√™micos. Import√Ęncia: grandes empresas de tecnologia e empresas especializadas. Os quatro tipos de Data Analysis: descritiva, diagn√≥stica, preditiva e prescritiva. Exemplos em duas √°reas: cl√≠nica e gerencial.

3. Como implementar Big Data: as nove fases de um projeto de Data Analytics. ERL: Extract, Reduce and Load. Ci√™ncia anal√≠tica: estat√≠stica, modelagem, simula√ß√£o. Teste de hip√≥teses. An√°lise multivariada: alguns tipos: regress√£o linear e log√≠stica. Componentes principais e an√°lise de aglomerados. Padr√Ķes de representa√ß√£o de dados. Tecnologias e infraestrutura de inform√°tica. Coleta autom√°tica, armazenamento e computa√ß√£o em nuvens, redes e clusters. Computa√ß√£o paralela e de alto desempenho. Exemplos de plataformas, bases de dados e aplicativos para a implementa√ß√£o. Hadoop, Hbase, MapReduce, TensorFlow e outros. Softwares de an√°lise (EpiInfo/EpiMap, SAS, SPSS, Weka, Tableau, R, Python, etc.). A quest√£o da qualidade dos dados.

4. Aplica√ß√Ķes futuras: medicina de precis√£o, sinergia entre as √īmicas (gen√īmica, prote√īmica, etc.) e o Big Data. Sa√ļde p√ļblica.

5. Como aprender mais e tornar-se um especialista em Data Science em Sa√ļde. Centros de pesquisa. Bibliografia e cursos.

Instrutor: Prof Dr. Renato M. E. Sabbatini, PhD, CPHIMS Graduado e doutorado em fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeir√£o Preto da USP, desde 1972 √© pesquisador e professor em inform√°tica em sa√ļde e bioestat√≠stica. Foi professor da USP (1972-1983) e da UNICAMP (1983-2003) nessas √°reas, atualmente atua no Instituto Edumed, Instituto HL7 Brasil e Associa√ß√£o IHE Brasil. Consultor nas √°reas de certifica√ß√£o de softwares em sa√ļde, seguran√ßa de sistemas de informa√ß√£o e Big Data/Data Integration & Analytics e padr√Ķes de informa√ß√£o e interoperabilidade em sa√ļde.

Email: sabbatini@edumed.org.br.
Home page: www.renato.sabbatini.com

Imagem de Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
Semin√°rio On-Line Gratuito: Como Preparar-se para o Exame de Certificado,Profissional da SBIS (cpTICS) - 18/Ago
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - sexta, 12 agosto 2016, 12:45
 
Semin√°rio On-Line Gratuito:

Como Preparar-se para o Exame de Certificado Profissional da SBIS (cpTICS)

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

Data e Horário: 18 de agosto, 20:00-21:00h (Horário de Brasília)
Local: Classe Virtual do Instituto Edumed (videoconferência interativa) - 100 vagas.
Entrada livre:
www.edumed.org.br/classevirtual
Inscri√ß√Ķes e reserva de vaga: edumed.org.br/palestra_cptics.html

A Sociedade Brasileira de Inform√°tica em Sa√ļde (SBIS) realizar√° este ano mais uma edi√ß√£o do Exame para Obten√ß√£o do Certificado Profissional em Tecnologias de Informa√ß√£o em Comunica√ß√£o em Sa√ļde (cpTICS), no dia 21 de novembro de 2016, durante o Congresso Brasileiro de Inform√°tica em Sa√ļde (CBIS 2016), que ser√° realizado em Goi√Ęnia, GO.

Neste Semin√°rio, que ser√° transmitido gratuitamente por videoconfer√™ncia on-line, o Prof. Renato M. E. Sabbatini, um dos criadores do proTICS da SBIS (Programa de Profissionaliza√ß√£o em TICs em Sa√ļde) e curador do exame cpTICS entre 2012 e 2014, dar√° informa√ß√Ķes e responder√° d√ļvidas e perguntas sobre como estudar e preparar-se para o Exame cpTICS). Como parte dessa prepara√ß√£o, o candidato ver√° que pode participar do II Curso de Revis√£o de Temas de Inform√°tica em Sa√ļde, que √© totalmente on-line e dura 10 semanas, iniciando no dia 1 de setembro, e que tamb√©m √© ministrado pelo Dr. Sabbatini.

Programa do Semin√°rio On-Line

  • O que √© o proTICS e o cpTICS
  • Vale a pena fazer esse exame? Benef√≠cios do cpTICS para sua carreira profissional
  • Como vai ser o exame, nivel de profundidade, eixos de conhecimento, compet√™ncias requeridas
  • Validade do cpTICS, quem pode se inscrever, pre-requisitos, outras informa√ß√Ķes
  • Fontes e recursos para auto-estudo
  • Exame simulado - como saber se voc√™ vai passar. Exemplos de perguntas.
  • Cursos de prepara√ß√£o para o exame

Informa√ß√Ķes e Inscri√ß√Ķes

Caso você queira assistir esta palestra on-line gratuita por favor inscreva-se agora mesmo no seguinte endereço:

edumed.org.br/palestra_cptics.html

Você ganhará acesso a um site de apoio com referências para estudo, e dois exames simulados similares ao cpTICS para você testar seu nível de conhecimento.

Para inscrever-se no II Curso de Revis√£o de Temas de Inform√°tica em Sa√ļde, o site abaixo fornece mais informa√ß√Ķes e inscri√ß√£o on-line, com pagamento pelo PagSeguro em at√© 12 vezes no cart√£o de cr√©dito ou boleto banc√°rio:

www.edumed.org.br/cursos/InformaticaSaude.html

Currículo do Palestrante

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

Cientista biom√©dico, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeir√£o Preto da Universidade de S√£o Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ci√™ncias M√©dicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o N√ļcleo de Inform√°tica Biom√©dica e foi chefe da √°rea de Inform√°tica Biom√©dica e Bioestat√≠stica da Faculdade de Ci√™ncias Biom√©dicas, e membro do Grupo de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia da Universidade. Foi tamb√©m fundador e presidente e Diretor de Educa√ß√£o e Forma√ß√£o Profissional da Sociedade Brasileira de Inform√°tica em Sa√ļde. Durante sua gest√£o foi um dos criadores e curador do exame cpTICS entre 2012 e 2014. Foi diretor de inform√°tica m√©dica da Associa√ß√£o M√©dica Brasileira, fundador e editor-chefe de v√°rias publica√ß√Ķes on-line e revistas de TICs em sa√ļde, como Inform√©dica, Revista Inform√°tica M√©dica e Intermedic. Edumed News,. Telemed Newsletter,SBIS News, etc., al√©m de v√°rias redes sociais na √°rea. Fundador e vice-presidente do Instituto HL7 Brasil, fundador e presidente do Instituto Edumed para Educa√ß√£o em Medicina e Sa√ļde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o em Sa√ļde.

Home page: http://renato.sabbatini.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0332149722877197

Realização:


Centro Internacional de Tecnologias de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o em Sa√ļde


Translate this site to English
Saltar Calend√°rio

Calend√°rio

Seg Ter Qua Qui Sex S√°b Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar Assine a Newsletter

Assine a Newsletter

Nome Email