Módulos de Atividades

Os seguintes módulos de recursos e atividades podem ser usados em qualquer tipo de curso da plataforma.


 Hot Potatoes

Este módulo permite a administraçãoo, pelos docentes de atividades criadas com Hot Potatoes. Estas atividades são criadas no PC do docente antes de serem transferidas ao servidor do curso.
Diversos tipos de relatórios das atividades são produzidos indicando os resultados individuais e análises estatísticas.

 Atividades de Banco de Dados

O m√≥dulo de Banco de Dados permite ao professor e/ou aos alunos criar, mostrar e buscar um banco de dados sobre qualquer t√≥pico. O formato e a estrutura dos itens s√ßao quase ilimitados, incluindo imagens, arquivos, URLs, n√ļmeros e texto. Voc√™ pode estar familiarizado com uma tecnologia parecida na constru√ß√£o de bancos de dados com Microsoft Access ou Filemaker.

 Chat

O m√≥dulo Chat permite a realiza√ß√£o de uma discuss√£o textual via web em modalidade s√≠ncrona. Essa √© uma maneira veloz de obter diversos pontos de vista sobre um assunto. Ao contr√°rio dos f√≥runs, todos podem publicar textos ao mesmo tempo. Este m√≥dulo cont√©m op√ß√Ķes de revis√£o e configura√ß√£o das discuss√Ķes.

 Di√°rios

Este m√≥dulo corresponde a uma atividade de reflex√£o orientada por um moderador. O professor pede ao estudante que reflita sobre um certo assunto e o estudante anota as suas reflex√Ķes progressivamente, aperfei√ßoando a resposta. Esta resposta √© pessoal e n√£o pode ser vista pelos outros participantes. O professor pode adicionar coment√°rios de feedback e avalia√ß√Ķes a cada anota√ß√£o no Di√°rio. Esta deve ser uma atividade constante - uma atividade deste tipo por semana, por exemplo.

 Escolhas

Este m√≥dulo √© muito simples: configura uma √ļnica pergunta com diversas op√ß√Ķes de resposta. Serve para fazer pesquisas r√°pidas de opini√£o, para estimular a reflex√£o sobre um t√≥pico, para escolher entre sugest√Ķes dadas para a solu√ß√£o de um problema ou para obter a permiss√£o de utilizar dados pessoais dos alunos em pesquisas do professor. Pode servir tamb√©m para reservar vagas em grupos ou assuntos diferenciados de discuss√£o.

 F√≥runs

Esta atividade de discussão é importantíssima. Os Fóruns tem diversos tipos de estrutura e podem incluir a avaliação recíproca de cada mensagem. As mensagens são visualizadas em diversos formatos e podem incluir anexos. Os participantes do fórum tem a opção de receber cópias das novas mensagens via email (assinatura) e os professores, de enviar mensagens ao fórum com cópias via email a todos os participantes.

 Gloss√°rio

Esta atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de defini√ß√Ķes como em um dicion√°rio ou em um FAQ.

As listas podem ser visualizadas em diversos formatos.

Os professores podem exportar itens de um gloss√°rio secund√°rio ao gloss√°rio principal do mesmo curso.

Além disso, é possível criar automaticamente links nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.


 Laborat√≥rio de Avalia√ß√£o

O Laborat√≥rio de Avalia√ß√£o √© uma atividade de avalia√ß√£o entre pares (participantes) com uma vasta gama de op√ß√Ķes. Os participantes podem avaliar os projetos de outros participantes e exemplos de projeto em diversos modos. Este m√≥dulo tamb√©m organiza o recebimento e a distribui√ß√£o destas avalia√ß√Ķes. O autor deste m√≥dulo √© Ray Kingdon.

 Li√ß√£o

Uma li√ß√£o publica o conte√ļdo em um modo interessante e flex√≠vel. Ela consiste em um certo n√ļmero de p√°ginas. Cada p√°gina, normalmente, termina com uma quest√£o e uma s√©rie de poss√≠veis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ou ele passa para a pr√≥xima p√°gina ou √© levado de volta para uma p√°gina anterior. A navega√ß√£o atrav√©s da li√ß√£o pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que est√° sendo apresentado.

 Avalia√ß√Ķes do Curso

Este módulo contém alguns tipos de questionários de avaliação de cursos, específicos para ambientes de aprendizagem virtuais. Este tipo de atividade favorece a reflexão sobre os processos de aprendizagem durante o curso.


 Question√°rios

Este m√≥dulo consiste em um instrumento de composi√ß√£o de quest√Ķes e de configura√ß√£o de question√°rios. As quest√Ķes s√£o arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros question√°rios e em outros cursos. A configura√ß√£o dos question√°rios compreende, entre outros, a defini√ß√£o do per√≠odo de disponibilidade, a apresenta√ß√£o de feedback autom√°tico, diversos sistemas de avalia√ß√£o, a possibilidade de diversas tentativas. Alguns tipos de quest√Ķes: m√ļltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, etc

 R√≥tulos

Um rótulo é um texto ou uma imagem inserido no corpo da página principal, entre as atividades e materiais. Normalmente é utilizado para criar subtítulos na página do curso.

 Recursos

Os recursos s√£o todos os tipos de conte√ļdos que ser√£o utilizados no curso. Podem ser documentos arquivados no servidor, p√°ginas criadas com o uso do editor de textos ou arquivos de outros sites visualizados no ambiente do curso.

 SCORM/AICC packages

Um pacote SCORM ou AICC √© um conjunto de conte√ļdos web agregados em conformidade com o padr√£o SCORM ou AICC para objetos de aprendizagem. Estes pacotes podem incluir p√°ginas web, gr√°ficos, programas Javascript, apresenta√ß√Ķes em Flash e qualquer outro formato compat√≠vel com navegadores web. O m√≥dulo permite carregar facilmente qualquer pacote SCORM ou AICC padr√£o e inclu√≠-lo no seu curso.

 Tarefas

Uma tarefa consiste na descri√ß√£o ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, que pode ser enviada em formato digital ao servidor do curso utilizando a plataforma. Alguns exemplos: reda√ß√Ķes, projetos, relat√≥rios, imagens, etc. Este m√≥dulo inclui a possibilidade de descrever tarefas a serem realizadas offline - na sala de aula por exemplo - e de publicar o resultado da avalia√ß√£o.

 Wikis

O wiki permite a composição colaborativa de documentos com o uso do navegador web. Para isto é adotado um formato simples de linguagem de marcação.

"Wiki wiki" significa "super veloz" em lingua havaiana, e a velocidade de criação e atualização das páginas é uma das características que define a tecnologia wiki. Normalmente não há revisão anterior à publicação ou aceitação de mudanças e a maioria dos wikis é aberta a todo mundo ou às pessoas que tem acesso ao mesmo wiki.

O m√≥dulo Wiki permite que os participantes trabalhem juntos, adicionando novas p√°ginas web ou completando e alterando o conte√ļdo das p√°ginas publicadas. As vers√Ķes anteriores n√£o s√£o canceladas e podem ser restauradas.

Este módulo é baseado no software Erfurt Wiki.

√ćndice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English