• Tutorial On-Line de Introdu√ß√£o √† Interoperabilidade entre Sistemas de Informa√ß√£o em Sa√ļde

    Informa√ß√Ķes Gerais e Programa

    Objetivos:

    O tutorial tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais sobre a interoperabilidade entre sistemas de registros eletr√īnicos de sa√ļde, e seus padr√Ķes, componentes, e dar no√ß√Ķes de como podem ser utilizados na pr√°tica de modo a possibilitar a integra√ß√£o e o interc√Ęmbio de dados entre sistemas heterog√™neos de informa√ß√£o centradas no paciente.

    √Č um curso totalmente on-line, de curta dura√ß√£o, e conduzido pelo pr√≥prio aluno, cuja participa√ß√£o pode ocorrer de acordo com sua pr√≥pria conveni√™ncia e disponibilidade de datas e hor√°rios

    Cursos mais completos estão disponíveis através do Instituto HL7 Brasil e o Instituto Edumed, para os alunos interessados em completar seu conhecimento sobre o tema.

    P√ļblico alvo:

    Profissionais e estudantes da √°rea de sa√ļde (m√©dicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) e de inform√°tica, participantes de projetos de informatiza√ß√£o em sa√ļde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informa√ß√£o em sa√ļde alinhados com a evolu√ß√£o cl√≠nica e de acordo com as determina√ß√Ķes para o uso de padr√Ķes de interoperabilidade selecionados e adotados pelo Minist√©rio da Sa√ļde do Brasil (Portaria 1013/2011).

    Programa Did√°tico

    Introdu√ß√£o aos Padr√Ķes de Interoperabilidade de Informa√ß√£o em Sa√ļde
    • Padr√Ķes de interoperabilidade. O HL7 e padr√Ķes correlatos
    • Padr√Ķes de informa√ß√£o em sa√ļde no Brasil
    Tópicos Avançados
    • Outros modelos de arquitetura de SRES: openEHR
    • IHE: Integrating the Healthcare Enterprise
    • O projeto nacional de interoperabilidade em sa√ļde

    Carga Hor√°ria

    4 h.

    Instrutores

    Dr Renato SabbatiniDr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, CPHIMS

    Biom√©dico, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeir√£o Preto da Universidade de S√£o Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ci√™ncias M√©dicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o N√ļcleo de Inform√°tica Biom√©dica e foi chefe da √°rea de Inform√°tica Biom√©dica e Bioestat√≠stica da Faculdade de Ci√™ncias Biom√©dicas. Foi tamb√©m fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inform√°tica em Sa√ļde, tendo sido seu Diretor de Educa√ß√£o e Forma√ß√£o Profissional. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educa√ß√£o em Medicina e Sa√ļde. Atualmente √© Vice-Presidente do Instituto HL7 Brasil e coordenador do Grupo de Interesse de Educa√ß√£o, e vice-presidente da Associa√ß√£o IHE Brasil.
    Email: renato@sabbatini.com
    Site profissional: www.renato.sabbatini.com


    Marivan Dr. Marivan Santiago Abrah√£o, MD, MSc

    M√©dico formado pela Universidade Federal Fluminense (1982), gradua√ß√£o em An√°lise e Gest√£o de Sistemas de Informa√ß√£o pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Inform√°tica em Sa√ļde, Cl√≠nico Geral, Professor da Funda√ß√£o Armando √Ālvares Penteado. Presidente do Instituto HL7 Brasil Brasil. Tem experi√™ncia na √°rea de Ci√™ncia da Computa√ß√£o, com √™nfase em Sistemas de Computa√ß√£o, atuando principalmente nos seguintes temas: Inform√°tica M√©dica, Nefrologia, Sistemas de Informa√ß√£o, Clinica Medica e Sa√ļde P√ļblica. Fundador e presidente do Instituto HL7 Brasil.
    Email: chair@hl7.org.br

    Coordenador Geral:

    Dr. Marivan Santiago Abrah√£o, MD, MSc
    Presidente, Instituto HL7 Brasil

    Coordenador Educacional:

    Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, CPHIMS
    Vice-Presidente, Instituto HL7 Brasil
    Presidente, Instituto Edumed
    Coordenador de Projetos, Sociedade Brasileira de Inform√°tica em Sa√ļde

    Metodologia de Ensino e Aprendizado:

    O curso √© ministrado inteiramente atrav√©s de um site de apoio na Web (www.hl7.virtual.org.br) que cont√©m v√≠deo-aulas gravadas, c√≥pias dos slides utilizados nas aulas, refer√™ncias e material de leitura,chat de texto, enquetes, question√°rios, etc., bem como um f√≥rum para resolu√ß√£o de d√ļvidas durante o Curso.

    O aluno pode acessar todo esse material de forma inteiramente assíncrona (isto é, independente de data e hora), de acordo com sua própria disponibilidade de tempo.

    Avaliação do Aprendizado:

    A avaliação do aprendizado individual do aluno é realizado através de seu desempenho em um questionário objetivo de avaliação do aprendizado, com correção automática, e de um questionário de auto-avaliação do aproveitamento no aprendizado.

    Certificação:

    Os participantes receberão um certificado de conclusão do Instituto HL7 Brasil, se assim o solicitarem, mediante o pagamento de uma taxa simbólica de processamento de apenas R$49,00, via PagSeguro (boleto, cartão de débito ou de crédito).

    Este curso proporciona também 2 pontos no sistema proTICS de capacitação e certificação profissional da SBIS. Para receber os pontos os participantes interessados deverão obter a nota mínima.

    Realização:

    HL7 Brasil

    Apoio:

    Edumed


    Copyright© 2016 Instituto HL7 Brasil